Apesar de ser uma tarefa simples, é necessário atenção ao limpar os móveis sem danificá-los. Panos encharcados com água ou produtos de limpeza podem diminuir sua durabilidade. Isto acontece pois, alguns componentes químicos tem alto poder de corrosão e podem resultar no estrago até imediato quando aplicados na superfície dos móveis.
Substâncias alcalinas como vinagre, limão e sal não devem ser utilizadas, assim como esponjas duras e ásperas, palhas de aço e outros objetos pontiagudos também devem ser evitados, pois podem riscar o móvel.
Anote algumas dicas para realizar a limpeza dos móveis e mantê-los sempre com aspecto de novos:
➡Armários, Portas e Tampos amadeirados
✔ Limpe seus móveis regularmente. A poeira acumulada deixa a superfície sem brilho e pode, com o tempo, trazer um aspecto feio ao móvel.
✔Utilize sempre um pano levemente umedecido e nunca molhado. Em seguida, seque bem o local com um pano seco.
✔Para retirar manchas mais resistentes, umedeça o pano com sabão neutro (não-alcalino) e água, ou álcool e água. Depois, seque bem com um pano seco.
✔Sempre que lustrar seu móvel, faça movimentos que acompanhem a textura natural dele. Isso irá evitar manchas.
✔Só utilize lustra-móveis à base de silicone, pois criam uma camada protetora na superfície. Os coloridos e as ceras podem causar manchas nos móveis.
➡Peças em Lacca
✔Utilize pano limpo e macio levemente umedecido com água morna, apenas o suficiente para aderir a poeira. Em seguida, seque bem, esfregando suavemente a superfície.
✔Não utilize produtos de limpeza ou álcool puro.
✔Em caso de manchas mais fortes, use pano umedecido em uma proporção de 50% água e 50% de álcool, também secando logo na sequência com um pano macio.